Transporte florestal: o que é, sua importância e tecnologias para aumentar a segurança

| Por: Emanuele Almeida

O transporte florestal é visto como um grande atrativo para as empresas que operam no setor logístico, considerando que a madeira é matéria prima para diferentes indústrias. Porém, é preciso entender que o transporte de madeira exige uma série de exigências e, quando não cumpridas, o carregamento pode ser considerado ilegal, causando a apreensão da carga e do veículo, e prejuízos para a empresa, que pode ser multada e ainda perder a credibilidade no mercado. 

Para te ajudar a entender o que é o transporte florestal, sua importância e como a tecnologia pode ajudar a aumentar a segurança das operações, continue a leitura!

O que é o transporte florestal?

O transporte florestal consiste no carregamento de madeira dos talhões ou margens das estradas diretamente para o veículo que será carregado e levado até o local de produção ou consumo. Em seguida, o caminhão é descarregado e retorna para um novo carregamento. 

Como qualquer atividade, o transporte de madeira possui uma dinâmica em seu processo que gera soluções, mas também gargalos a serem corrigidos e solucionados de forma a otimizar a produtividade. A relação rendimento versus tipo veicular, bem como, sua adequação às diferentes realidades de cada empresa de base florestal são itens que necessitam respostas.

Sabendo-se que o transporte florestal rodoviário pode representar até metade do custo total da madeira posta na unidade consumidora, entende-se porque pode ser um problema complexo para as empresas do setor.

Como é feito o transporte florestal?

O transporte florestal envolve desde a colheita até o descarregamento. Conheça melhor cada etapa.

  1. Corte:  constitui a primeira fase e por isso é muito importante, já que afeta significativamente o sucesso nas fases subsequentes do processo. Envolve as operações de derrubada, desgalhamento, destopamento, traçamento das árvores em toras ou toretes e empilhamento da madeira. 
  2. Extração: também chamado de baldeio, é uma fase complexa e difícil, principalmente em terrenos acidentados. A madeira é retirada de dentro do povoamento florestal para os locais de armazenagem provisória, podendo ser um pátio de estocagem ou estaleiro, carreador ou margem da estrada. Pode existir uma etapa opcional entre as atividades de corte e extração que tem como objetivo separar a casca do tronco. A sua necessidade depende do uso final a que será destinada a madeira.
  3. Transporte principal: diz respeito à operação responsável pela movimentação da madeira dos locais de armazenagem provisória aos locais de sua utilização.
  4. Descarregamento: constitui o elo entre o transporte principal e o destino da madeira.

Regras para o transporte florestal

O transporte florestal é visto como um grande atrativo para as empresas que operam no setor logístico

No Brasil, as Resoluções nº 196/2006 e nº 246/2007 regulamentam o transporte florestal.  Elas determinam que o cumprimento mínimo de uma tora é 2,5 metros de madeira bruta. As toras devem ser transportadas no sentido longitudinal do veículo e dispostas verticalmente ou formando pirâmides/triângulos.

Mas para isso é preciso seguir algumas regras, a fim de evitar acidentes e multas. De forma que, caso o transporte seja na vertical, é obrigatório que a carroceria do caminhão tenha:

Lembrando que a altura das toras depois de dispostas na carroceria não podem ultrapassar a altura do painel dianteiro do caminhão. Os veículos que trabalham com esse tipo de transporte precisam fazer uma inspeção de segurança para obter o Certificado de Registro de Veículo e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

A importância do transporte florestal

O transporte florestal é fundamental para manter o setor de madeiras em funcionamento.  Com a crescente demanda de madeira para os mais diversos fins e as restrições ao uso de florestas nativas e do solo, as indústrias de madeira tiveram que melhorar a produtividade de suas florestas plantadas para suprir a demanda. 

Devido aos altos custos de aquisição da terra, as plantações florestais estão localizadas a distâncias cada vez maiores dos centros consumidores, elevando o custo do transporte até a planta fabril. Neste cenário, o transporte é essencial para as atividades.

Tecnologias para segurança no transporte florestal

O transporte florestal depende do transporte rodoviário e, consequentemente, precisa enfrentar todas as questões que envolvem a logística nas estradas, como controle da jornada de motoristas, acidentes, estradas mal pavimentadas, entre outros aspectos. Por isso, os gestores precisam pensar na segurança nas estradas e buscar formas de reduzir custos e otimizar as operações. 

Se o gestor precisa cuidar de uma operação grande, ele pode pensar em implementar uma torre de controle. É uma ferramenta de gestão online e com funcionamento ininterrupto e que permite à companhia monitorar toda a operação florestal, desde a colheita, carregamento, transporte, pátios de madeira e descarregamento. 

Este modelo ajuda na tomada de decisões da empresa, possibilitando maior ganho em eficiência, produtividade e redução dos custos, visto que será responsável pelas tratativas dos desvios operacionais, como por exemplo, excesso de paradas não programadas, manutenção, indisponibilidade dos equipamentos e caminhões. 

Por meio de tecnologias como inteligência artificial (IA), transmissão de dados via rádio e satélite, telemetria dos equipamentos e ferramentas de otimização, o sistema consegue integrar uma grande quantidade de dados para melhorar a produtividade dos equipamentos, tempos e movimentos, dando visibilidade das operações de campo em tempo real e ajudando nas estratégias.

Soluções Trimble de segurança

A Trimble é especialista em soluções para um transporte mais seguro. Com as ferramentas certas é possível ter operações mais seguras com redução de custos e processos otimizados. A Trimble trabalha com telemetria veicular avançada, que possibilita o acompanhamento do modo de condução do motorista e condições do veículo, gerando uma análise completa da operação. 

Além disso, a operação ainda pode contar com a ajuda da Tassi, a assistente virtual da Trimble. A Tassi é capaz de atender demandas de forma rápida e assertiva, como esclarecimento de dúvidas, orientações, tratamento de ocorrências de baixa e média complexidade, direcionamento de como extrair dados e informações dos sistemas de gerenciamento de frota e acionamento do atendimento humano, quando necessário.

Para tornar toda a operação mais segura, pode-se integrar outras ferramentas, como o videomonitoramento e o sensor de fadiga. O desvio de atenção e a fadiga são responsáveis por grande parte dos acidentes, principalmente com veículos com carregamento pesado, como é o caso do transporte florestal. 

O videomonitoramento e o sensor de fadiga capturam os acontecimentos na pista e desvios de comportamento do motorista para atuação imediata. Há câmeras dentro e fora da cabine para monitoramento, além disso, são emitidos alertas para comportamentos indevidos, acompanhamento da vibração off-road e uso de cinto de segurança. As ações dos motoristas são compiladas e inseridas em um software intuitivo que é a base da tomada de decisão estratégica.

Para conhecer mais sobre o sensor de fadiga e distração e como ele pode auxiliar na gestão do transporte, baixe o material gratuito abaixo. 

Conclusão

É possível perceber a importância do transporte florestal, ainda mais considerando a quantidade de madeira que o Brasil usa como matéria. Por isso, é preciso sempre buscar formas de melhorar as operações, reduzindo os custos e proporcionando mais segurança para todos os envolvidos. 

A tecnologia pode ajudar, especialmente com uma torre de controle. Existem alguns motivos que fazem o gestor ou a empresa investir em uma nova tecnologia. Antes de realizar esse investimento, cabe analisar se ela realmente consegue suprir as necessidades esperadas. Para ajudar na sua análise, confira os pontos mais importantes que uma boa tecnologia de gestão deve conter e qual o seu retorno monetário em cima do que foi investido no e-book da Trimble! 

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário