Transporte sustentável: o que é, principais meios e como deixar a sua frota menos poluente

| Por: redacao.massi

A preocupação em reduzir o impacto ambiental causado pela atividade humana abrange todos os setores e, portanto, cada vez mais se discute a necessidade de implementar um transporte sustentável.

Mais do que simplesmente investir em veículos elétricos, que ainda possuem um alto custo no Brasil, é possível adotar medidas que minimizem as consequências ambientais das operações. Além disso, a sustentabilidade também tem um impacto positivo na saúde financeira da empresa, proporcionando redução de custos e otimização das operações diárias.

Para entender melhor sobre o conceito de transporte sustentável e o que você pode fazer para deixar a sua frota menos poluente, acompanhe esse artigo. 

O que é transporte sustentável?

O transporte sustentável procura diminuir os efeitos nocivos ao meio ambiente e proporcionar uma forma mais segura e saudável de locomoção para as pessoas. Essa modalidade de transporte faz uso de fontes de energia limpa, como eletricidade, energia solar, biocombustíveis, entre outras, visando reduzir ao máximo os impactos negativos no meio ambiente, como a emissão de gases poluentes e a deterioração da biodiversidade.

O transporte sustentável não apenas busca preservar o meio ambiente, mas também traz benefícios econômicos e para a saúde. Ao adotarmos meios de transporte sustentáveis, estamos optando por opções mais eficientes e seguras, reduzindo o risco de acidentes e melhorando a qualidade do ar que respiramos.

O transporte sustentável procura diminuir os efeitos nocivos ao meio ambiente e proporcionar uma forma mais segura e saudável de locomoção para as pessoas.

Para que o transporte sustentável seja verdadeiramente efetivo, é fundamental que ocorra uma mudança de hábitos e mentalidade na sociedade. É preciso repensar a forma como nos deslocamos, buscando alternativas menos agressivas ao meio ambiente. 

Portanto, o transporte sustentável garante uma mobilidade mais segura e saudável tanto para as pessoas quanto para o ecossistema. É uma solução eficaz para os problemas ambientais e econômicos que enfrentamos atualmente. 

Meios de transporte sustentável

Os meios de transporte sustentáveis são fundamentais para minimizar os impactos ambientais decorrentes do uso de combustíveis fósseis, ao mesmo tempo em que proporcionam uma mobilidade segura e saudável. Esses meios de transporte se baseiam em fontes de energia limpa e renovável, como eletricidade, energia solar, hidrogênio e biocombustíveis.

Dentre as principais opções de transporte sustentável, destacam-se:

1 - Transporte público: uma alternativa acessível e sustentável para a mobilidade urbana. Além disso, contribui para reduzir a quantidade de veículos nas ruas, congestionamentos e poluição do ar.

2 - Bicicleta: um meio de transporte econômico, saudável e sustentável, que não emite poluentes. É uma excelente opção para trajetos curtos, ao mesmo tempo em que contribui para a redução do tráfego de automóveis.

3 - Carros elétricos: uma opção cada vez mais popular e viável para a mobilidade urbana, que utiliza energia elétrica e não emite gases poluentes, contribuindo para a preservação ambiental.

4 - Ônibus elétricos: uma alternativa comum no transporte público atual, que utiliza energia elétrica e não emite gases poluentes. Esses ônibus ajudam a melhorar a qualidade do ar e reduzir os impactos ambientais.

5 - Metrô: um meio de transporte sustentável e eficiente, alimentado por energia elétrica. É uma opção interessante para deslocamentos de longa distância e contribui para diminuir a quantidade de veículos nas ruas.

Há uma variedade de opções de meios de transporte sustentáveis, cada uma com suas características e benefícios específicos. A escolha do meio de transporte adequado deve ser baseada nas necessidades individuais, levando em consideração o trajeto, a distância e o tempo disponível.

Vantagens do transporte sustentável

Quando falamos de transporte sustentável, é imprescindível ressaltar as vantagens que ele proporciona ao meio ambiente. A adoção de meios de transporte mais limpos e eficientes traz inúmeros benefícios para a natureza.

Uma das principais vantagens é a redução das emissões de gases poluentes, que têm um impacto direto na qualidade do ar que respiramos. Veículos movidos a combustíveis fósseis liberam uma série de poluentes, como dióxido de carbono, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e partículas finas, os quais podem causar problemas respiratórios e ambientais.

Além disso, o transporte sustentável auxilia na diminuição das emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para a mitigação dos efeitos do aquecimento global. A substituição de veículos movidos a combustíveis fósseis por modelos elétricos, híbridos ou movidos por energias renováveis reduz consideravelmente as emissões de gases de efeito estufa.

Outro aspecto importante é a preservação da fauna e da flora proporcionada pelo transporte sustentável. A construção de novas estradas e vias de trânsito pode acarretar um grande impacto ambiental, destruindo habitats naturais, áreas verdes e reservas florestais. Utilizar meios de transporte mais limpos e eficientes possibilita reduzir a necessidade de construção de novas vias e minimizar o impacto ambiental.

Além disso, o transporte sustentável pode impulsionar a economia local e a produção de tecnologias mais limpas. A adoção de novas tecnologias pode gerar novas oportunidades de negócios e estimular a inovação no setor, criando empregos e promovendo o crescimento da economia local.

Considerando o benefício coletivo, o transporte sustentável também engloba o uso de veículos elétricos para o transporte de carga. Esses veículos não emitem poluentes e não consomem combustível, resultando em economia significativa para as empresas.

Em um cenário ideal, grandes transportadoras poderiam adotar caminhões elétricos para realizar entregas de diversos tipos de mercadorias, causando um impacto ambiental reduzido.

Como deixar minha frota mais sustentável?

Ainda há empresas que possuem uma visão equivocada sobre sustentabilidade, acreditando erroneamente que se resume apenas à redução de emissões, sem perceber o potencial de lucratividade dessa prática. 

A gestão sustentável de frotas vai além da simples redução das emissões de CO2 pelos veículos. Envolve também a implementação de um sistema de frotas mais eficiente, com menor consumo de combustível, óleo, pneus, entre outros recursos. Dessa forma, gerenciar a frota de forma sustentável é essencial para a redução de custos e para garantir a competitividade das empresas.

Reduza a emissão de carbono

Embora os esquemas de sustentabilidade e de emissões zero sejam extremamente importantes para frotas e empresas, o impacto de reduzir as emissões de carbono vai além da simples redução de CO2. Reduzir o consumo de combustível é a maneira mais eficaz de reduzir as emissões, e isso também terá um impacto direto nos custos de combustível

Ser capaz de rastrear as melhorias na redução de carbono e medir isso por meio de indicadores-chave de desempenho (KPIs) pode fazer uma grande diferença na saúde financeira da frota e é uma maneira fácil de demonstrar inovação nessa área.

Para ter uma frota sustentável, a Trimble preparou um material exclusivo para te ajudar. Baixe gratuitamente abaixo. 

Invista em veículos menos poluentes

Uma das principais estratégias para tornar a frota mais sustentável é adotar veículos elétricos. Esses modelos são impulsionados por baterias recarregáveis, o que significa que não emitem poluentes durante o uso.

Além disso, a eletricidade utilizada para carregar esses veículos pode ser gerada a partir de fontes renováveis, como energia solar, eólica e hidrelétrica, o que torna a frota ainda mais sustentável e reduz os custos com abastecimento.

Outra opção é optar por veículos híbridos, que combinam um motor a gasolina com um motor elétrico. Esses automóveis emitem menos poluentes do que os veículos movidos apenas a gasolina.

Como no Brasil essa questão ainda é pouco viável, o ideal é investir em modelos mais novos, que possuem melhor eficiência energética. Dessa forma, o consumo de combustível é menor, bem como a emissão de poluentes.

Utilize a telemetria

Realizar um controle preciso da frota é fundamental. Ao controlar as rotas para reduzir a quilometragem percorrida e monitorar o estilo de condução dos motoristas para sugerir treinamentos e ajudá-los a aplicar as melhores práticas de direção econômica, o gestor de frotas garante uma gestão eficiente.

Nesse sentido, os sistemas de monitoramento e telemetria veicular são aliados essenciais. Com esses sistemas, é possível identificar se os motoristas estão excedendo os limites de velocidade, realizando curvas acentuadas, acelerações bruscas ou frenagens bruscas. Esses comportamentos aumentam o consumo de combustível e o desgaste de peças.

Intelligence e análise de indicadores de emissão de carbono

O Intelligence é o módulo de inteligência da Trimble que ajuda a deixar a frota mais sustentável. Com ele, você tem a funcionalidade de acompanhar a emissão de CO2 por meio de indicadores. É possível analisar a emissão com o veículo parado ligado. A partir dos indicadores, pode-se estabelecer metas de redução, que podem ser acompanhadas nas Trilhas de desenvolvimento. 

Veja como funciona:

Mas as funcionalidades do Intelligence não acabam aqui. O módulo acoplado ao software de gestão de frotas Vfleets, te auxilia na tomada de decisão inteligente oferecendo dados de suma importância para uma gestão mais assertiva, econômica e sustentável.

A tecnologia é uma grande aliada na gestão de frotas e sustentabilidade, mas se você ainda tem dúvidas entre a telemetria e a telemetria avançada, e como cada uma atua na frota, confira o e-book a seguir.

Qual a diferença entre Rastreamento, telemetria e telemetria avançada?

Baixe esse material gratuito que te ajudará a entender as especificidades entre o rastreamento, telemetria e telemetria avançada, presentes no dia a dia da gestão de frotas.

Conclusão

A gestão de frota se beneficia enormemente quando há um investimento direcionado ao uso de tecnologia, incluindo considerações ambientais. Seja para monitorar os veículos e motoristas, planejar rotas mais eficientes ou mensurar e analisar o desempenho das operações, é fundamental adquirir softwares e dispositivos tecnológicos para a frota.

Autor

redacao.massi

redacao.massi

Agência de Marketing parceira na produção de conteúdo para Trimble Transportation Latam, equipe especialista em estratégia SEO.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário