Saiba porque atualizações são tão importantes, incluindo as do seu software Veltrac

| Por: Emanuele Almeida

A tecnologia tem sido uma grande aliada para a gestão de operações logísticas. Muitas empresas já optaram pelo software de rastreamento e monitoramento, uma importante ferramenta aliada ao trabalho de gestão de frotas, como o software Veltrac.

Os processos manuais por meio de planilhas podem resultar em erros e riscos nos processos, que terão que aplicar mão de obra, tempo e recursos financeiros para serem corrigidos. Investir em um software de rastreamento e monitoramento é a melhor opção, pois por meio dele é possível rastrear os processos de transportes em tempo real e garantir os níveis de serviços envolvidos.

O Veltrac foi um software muito utilizado, mas a tecnologia evoluiu e novas atualizações e opções surgiram, será que o Veltrac ou o software que você usa há anos ainda conseguem acompanhar a demanda atual? Descubra neste artigo!

A tecnologia e a evolução dos softwares

O objetivo de um software para gestão de frotas é usar a tecnologia para gerar facilidades, melhorar processos, reduzir erros, aumentar a eficiência e produtividade das transportadoras. É um programa preparado para monitorar todos os dados referentes à performance da frota, velocidade média, localização, tempo de parada e demais aspectos relacionados ao veículo.

O principal diferencial de um software para gestão é que ele consegue reunir todas as informações relevantes sobre a frota em um só lugar. Dessa forma, o gestor visualiza todas as informações de que precisa. Com essa praticidade, monitorar os processos, planejar o controle da frota e calcular custos fica menos complicado e mais eficiente.

Apesar das vantagens, muitos softwares do mercado são engessados, sendo inviáveis para algumas empresas. Muitos apresentam apenas recursos básicos, não sendo indicados para frotas grandes e com operações mais complexas. Quanto maior a demanda, melhor terá que ser o software.

O seu software Veltrac acompanha a demanda?

será que o Veltrac ou o software que você usa há anos ainda conseguem acompanhar a demanda atual?
O Veltrac foi um software muito utilizado, mas a tecnologia evoluiu e novas atualizações e opções surgiram, será que o Veltrac ou o software que você usa há anos ainda conseguem acompanhar a demanda atual?

A principal razão de ter um software para gestão de frotas é a organização dos processos. Quando todas as informações estão em um só lugar, é mais fácil realizar o gerenciamento de tarefas e executar ações. Por isso, o software precisa estar alinhado às demandas das operações.

Seu sistema consegue acompanhar a manutenção preventiva? O desgaste natural de pneus e peças torna a manutenção periódica ainda mais necessária. No entanto, com outras atribuições, é difícil saber o momento certo para realizar esses ajustes. Por meio do software esse controle é feito automaticamente.

Com o seu software, você consegue acompanhar o histórico de multas e eventos ocorridos?  Além da praticidade, essa funcionalidade faz a diferença porque permite uma visão ampliada sobre a situação do caminhão e possibilita realizar análises e comparações.

Esses são apenas alguns exemplos de demandas que um sistema precisa atender. Se o seu software está mais dificultando do que ajudando, talvez ele não seja o mais indicado.

Como identificar que chegou a hora de atualizar seu software

Como identificar se o seu software de gestão precisa de atualização ou não? Um sistema que não corresponde a demanda pode alterar as operações logísticas e afetar a produtividade da empresa.

A gestão de frotas deve se basear fortemente em fatos, dados e informações. Nesse cenário, os indicadores de desempenho são elementos fundamentais, pois evidenciam os resultados das ações implementadas e onde as melhorias podem ser aplicadas. Por isso, um sistema com Business Intelligence é uma ferramenta essencial para o gestor de frota tomar decisões assertivas e ter resultados crescentes.

Para saber mais sobre como o BI pode agregar na sua frota, acesse o e-book gratuito abaixo.

E-book: Como um BI especializado pode garantir a excelência na gestão de frotas?

Um sistema com Business Intelligence é uma ferramenta essencial para o gestor de frota tomar decisões assertivas e ter resultados crescentes.

Para auxiliar no processo, confira os 4 principais pontos que você deve prestar atenção na hora de verificar o seu sistema e interpretar se precisa de atualizações ou não.

Lentidão e funções antiquadas

O primeiro ponto é verificar se o sistema está lento e se apresenta falhas em suas funções. Isso porque um sistema lento pode atrasar as operações e, até mesmo, prejudicar a operação como um todo. Caso isso esteja acontecendo, chegou a hora de atualizar o seu software ou até mesmo trocar por um mais avançado.

Problemas na integração

Um dos principais benefícios que um software de gestão oferece é a integração, sendo um aspecto indispensável para uma boa gestão. Se o seu sistema não disponibilizar essa funcionalidade com qualidade, os processos operacionais serão prejudicados, pois você pode estar recebendo informações erradas. Isso é um sinal de que chegou a hora de atualizar o seu software.

O uso de um sistema com integração eficiente garante a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações, possibilitando que as resoluções não sejam somente pontuais e que a tomada de decisão não seja prejudicada. 

Imagine que este software seja responsável por gerenciar a entrada e a saída de mercadorias. Se não houver uma boa integração entre setores, pode haver erros nas informações, consequentemente, haverá erros no carregamento e muitos outros problemas, trazendo prejuízos operacionais.

Falta de recursos atuais

Tempo de resposta demorado? Falta de dados para compreender as operações? Dificuldade para identificar gargalos? Esses são alguns sinais de que o seu software não está atualizado. A tecnologia evoluiu muito e se você ainda tem dificuldade para solucionar problemas básicos, então é hora de atualizar. 

Por exemplo, você consegue acessar seu sistema em qualquer dispositivo? A falta de recursos móveis integrados, como o uso do sistema em computadores e smartphones, limita a usabilidade do software e evidencia que o sistema  não está atualizado com as novas tecnologias.

Reclamações

Se o número de reclamações dos colaboradores e clientes for muito alto, é sinal de que algo não está funcionando adequadamente. É fundamental acompanhar as opiniões dos consumidores e funcionários para avaliar se o número de reclamações é crescente.

Mesmo que críticas sempre aconteçam, quando elas ocorrem frequentemente, a empresa precisa prestar atenção e escutar o que o consumidor está falando. Essa é uma maneira de entender que o software pode estar ultrapassado e que você precisa atualizar ou trocar para um que atende a todas as demandas. 

Por que atualizar para outro software que não seja o Veltrac?

A atualização ou migração para outro software é essencial, pois é preciso investir em uma ferramenta que traga otimizações para os processos operacionais e que contribua com a gestão da frota. A centralização de dados, comunicação entre setores, gestão da operação e outros serviços fazem parte do cotidiano desse setor e precisam de uma ferramenta que otimize e integre todas as tarefas.

Com um software ultrapassado, que não entrega todas essas qualidades, certamente haverá queda na produtividade, pois os funcionários terão que deixar suas tarefas para trabalhar em algo que o sistema poderia fazer de forma automatizada.

Assim, um sistema atualizado é essencial para automatizar os processos operacionais, garantir a busca de informações mais rápida e segura pelo gestor, e diminuir erros humanos em processos repetitivos. 

Conheça o Intelligence: O futuro do seu Veltrac

O Intelligence é o módulo com funcionalidades para gestão estratégica do transporte da Trimble. Com ele é possível ter uma visão 360° da frota, ganhando agilidade e confiança na tomada de decisão.

Monitoramento de forma mais estratégica:

O Intelligence usa Inteligência Artificial para monitoramento de frota. Ele possibilita a visualização de um mapa de calor com os locais de maior incidência de ocorrências que podem prejudicar a segurança dos condutores. A partir da IA, o sistema sugere rotas para localizar regiões de risco e indicar a velocidade ideal no trecho.

Além disso, o sistema ainda possibilita integração com a Telemetria, videomonitoramento e sensor de fadiga. Dessa forma, os dados sobre a operação ficam centralizados em um único lugar. Assim, o gestor tem acesso às gravações de infrações para acompanhar em tempo real e detectar situações de risco, podendo até falar remotamente com o condutor.

Investir em tecnologia pode despertar muitas dúvidas sobre se o investimento realmente vale a pena. Para te ajudar a responder essa questão, baixe o e-book gratuito com as informações mais importantes que você precisa saber.  

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Conclusão

    Para pequenas e grandes frotas, operações simples e complexas, o Intelligence é ideal. Pois, trata-se de uma ferramenta de gestão que se integra a diversos sistemas. Com total integração, os dados fornecidos são mais completos, permitindo uma visão 360° da gestão da frota. 

    É a solução ideal para a empresa que precisa de mais praticidade, estabilidade, confiabilidade e segurança na gestão. Fale com nossos especialistas e atualize o seu software!

    Ana Clara Marcondes - Massi Digital

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário