Tudo o que você precisa saber sobre o sistema ADAS

| Por: Emanuele Almeida

Um dos fatores de maior preocupação das empresas de transporte é a segurança nas estradas. As falhas humanas são um dos motivos que mais causam acidentes de trânsito.  Em apenas um momento de cansaço ou distração, o pior pode acontecer. É por isso que, cada vez mais, as empresas e profissionais buscam soluções para minimizar os números de fatalidades e imprevistos. Uma dessas soluções é o sistema ADAS.

O sistema ajuda a monitorar o exterior da cabine e a pista. Quando associado ao sensor de fadiga, a solução fica mais completa com o monitoramento do interior da cabine também. Confira como esse sistema funciona e como ele pode ajudar a reduzir os acidentes.

O que é o sistema ADAS?

O sistema ADAS ajuda a monitorar o exterior da cabine e a pista.

O sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) ou Sistema Avançado de Assistência ao Condutor é um sistema que auxilia o motorista durante a condução. É um sistema  especializado e inteligente de processamento e transmissão de vídeos curtos em tempo real, que utiliza técnicas de inteligência artificial e machine learning para identificar eventos considerados de risco e, assim, gerar alarmes e notificações naquele exato momento. É uma tecnologia que permite que o gestor de frota tenha a possibilidade de reduzir as taxas de acidentes.

Como funciona o sistema ADAS?

O objetivo é garantir total segurança na condução. A tecnologia também emite alguns sinais quando algo está errado, geralmente é um alerta luminoso, sonoro de vibração e até mesmo uma frenagem automática. 

Para quem viaja sempre sozinho e corre riscos como cansaço e distração, que podem ser fatais no volante, a tecnologia torna as viagens mais seguras. É um assistente de direção constantemente vigilante para um trânsito mais seguro. Além disso, também ajuda a fortalecer boas práticas no trânsito. Com os dados dos motoristas, é possível dar feedback e incentivos para adotar uma cultura de segurança na condução.

Como o sistema ADAS ajuda na redução de acidentes

A maior parte dos acidentes pode ser evitada com práticas proativas de prevenção e redução de risco e de custos e impactos associados a este risco. Dessa forma, faz parte da responsabilidade social de qualquer agente no setor de transportes e mobilidade, contribuir para prevenção e redução de sinistros, agindo e adotando soluções que permitem reduzir os números,

Para isso, pode-se adotar ferramentas e soluções que ajudam a controlar e gerir velocidade, eliminar situações de fadiga, auxiliar o motorista a evitar ou reduzir as distrações e garantir a sua capacidade de reação em imprevistos que sempre ocorrem em período de condução.

Nesse sentido, o sistema ADAS pode ser um grande aliado. O sistema capta e processa imagens do exterior do veículo, por meio de uma câmera instalada no para-brisas voltada para frente e do ponto de vista do condutor. Além disso,baseado na velocidade e distância em relação a outros veículos,  acostamento, faixas de sinalização ou qualquer obstáculo, ele calcula a aproximação e gera alertas ao motorista na cabine quando registra alguma situação de risco que exceda os seus parâmetros de segurança. 

Dessa forma, o sistema identifica os riscos e alerta o condutor antes que o mesmo perceba o potencial de acidente. Esses alertas são feitos por meio de sinais sonoros e mensagens, sendo acionados quando:

O sistema monitora o que acontece com o  veículo e avisa o motorista sempre que detectar um risco, a fim de  que este possa corrigir e evitar acidentes. Além da notificação ao motorista, o sistema registra os eventos de risco.

Sistema ADAS e o sensor de fadiga

O sistema ADAS pode integrar uma solução ainda mais completa: o DSM (Driver Status Monitor), que identifica outra série de comportamentos de risco emitidos pelo motorista, como falar ao celular, digitar mensagens e outras formas de distração, e até mesmo o ato de fumar dentro do veículo. 

O objetivo é capturar atitudes que sejam prejudiciais à segurança, principalmente aquelas que tiram a atenção do motorista do ponto principal durante um trajeto. Essa solução é chamada de sensor de fadiga. Para conseguir monitorar e identificar comportamentos de risco do motorista, o sensor de fadiga funciona por inteligência artificial.

Por exemplo, caso o sistema DSM identificasse os primeiros sinais de fadiga, ele emitiria um alerta para o motorista e para o centro de controle operacional. Caso ocorra recorrência dos alertas, uma possível ação do centro de controle seria entrar em contato com o motorista para solicitar que ele parasse o veículo e encontrasse um lugar para descansar.

Se caso o motorista continuasse o trajeto e dormisse, levando o caminhão a invadir a pista contrária, o sistema ADAS seria o responsável por identificar esse tipo de ocorrência e emitir os alertas para evitar uma possível colisão.

Combinando as evidências do que acontece na cabine ou dentro do veículo, com o DSM, e no ambiente ao redor dele, com o ADAS, é possível evitar acidentes causados por falhas humanas.

Benefícios do sensor de fadiga para a sua frota

O sensor de fadiga proporciona mais segurança para os motoristas, reduzindo os riscos de acidente. Mas também oferece outras vantagens aos profissionais e às empresas que o utilizam. Dentre os principais benefícios, podemos destacar:

- O monitoramento permite a identificação prévia de riscos, ajudando na prevenção de ocorrências;

- Verificação do nível de segurança das condições de trabalho dos motoristas;

- O gestor da frota tem acesso a um grande volume de informações para tomar decisões estratégicas;

- Redução de custos relacionados a acidentes e reparo de veículos.

Se você ainda está em dúvida se vale a pena esse investimento para a sua frota, veja o material preparado pela Trimble sobre ROI (Retorno sobre investimento) na gestão de frotas. 

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Conclusão

    Agora que você conhece o sistema ADAS e seus benefícios, ainda mais quando integrado a um sensor de fadiga, você sabe os ganhos que a sua frota pode ter com essa tecnologia. Além da redução de gastos, há a preservação da vida e do patrimônio.

    Para entender como essa solução pode ser aplicada na sua frota, fale com o time comercial da Trimble! 

    Converse com nossos especialistas hoje

    Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário