ESG no transporte sucroenergético: principais dicas para aplicar na sua empresa

| Por: Emanuele Almeida

A estratégia ESG no transporte é caracterizada pela sustentabilidade, e engloba práticas relacionadas a três áreas principais: ambiental, social e governança. Em cada uma dessas áreas, são adotados métodos responsáveis para reduzir gastos e diminuir a poluição do ar, como o alto consumo de combustível e a emissão de dióxido de carbono pelos veículos da frota, no que se refere ao ESG no transporte. Embora as propostas possam variar, todas têm o objetivo de minimizar o impacto ambiental.

A seguir, conheça o que é o ESG, suas vantagens e como ele pode ser aplicado no  transporte sucroenergético

O que é ESG?

O ESG consiste em um conjunto de diretrizes e práticas que tem como objetivo determinar se uma empresa é socialmente responsável, sustentável e possui uma gestão adequada. Essas letras correspondem aos três pilares fundamentais desse movimento: ambiental, social e governança, os quais são usados para avaliar o desempenho da sustentabilidade de uma organização.

Essa abordagem possibilita uma análise mais abrangente do negócio, indo além das métricas financeiras, e avaliando se a empresa é uma opção de investimento sustentável, capaz de gerar impactos financeiros, sociais e ambientais positivos e comprometida com essa causa.

Dessa forma, a incorporação dos princípios de ambiental, social e governança na estratégia e modelo de negócios das empresas evidencia que o propósito e o lucro são inseparáveis. É fundamental que as empresas estejam cientes de seu papel como empregadoras e agentes sociais, e o ESG serve como um guia para garantir que elas compreendam a influência que exercem, o impacto que causam e o valor compartilhado que podem gerar em seu ecossistema de relacionamentos.

Sucroenergéticas são mais produtivas e lucrativas com essas soluções

Descubra uma tecnologia inteligente para reduzir a ociosidade, incidentes e tombamentos na sua frota:

Como o ESG pode ser aplicado nos transportes?

A estratégia ESG no transporte é caracterizada pela sustentabilidade, e engloba práticas relacionadas a três áreas principais: ambiental, social e governança.

A tendência de aplicar os princípios de ESG na logística e transporte sucroenergético tem crescido consideravelmente, especialmente após a pandemia. Isso se deve ao fato de que tornar a cadeia de suprimentos mais sustentável traz benefícios em diversos níveis. Para aplicar esses critérios, é fundamental realizar uma análise minuciosa de toda a logística da organização, o que implica em um mapeamento completo do setor para que sejam implementadas boas práticas.

O setor logístico é um dos mais cruciais dentro de uma organização, uma vez que é responsável por conectar o consumidor à mercadoria. Sendo assim, é imprescindível buscar soluções eficientes para o transporte, que causem o mínimo impacto ambiental possível e que priorizem os direitos humanos.

Os princípios podem ser aplicados, por exemplos:

– Ambiental: um dos principais desafios enfrentados atualmente é a redução das emissões dos gases que causam o efeito estufa. Nesse sentido, a automação dos processos e a otimização da cadeia logística se tornam pontos-chave para alcançar esse objetivo. Existem soluções inovadoras que permitem conciliar a redução das emissões de gases poluentes, como o carbono, com a diminuição dos custos logísticos. Uma dessas soluções é a adoção de veículos elétricos para a entrega de mercadorias.

– Social: no setor logístico, a aplicação do pilar social do ESG passa pela preocupação com as condições de trabalho das equipes responsáveis. É crucial buscar soluções para garantir a segurança dos motoristas nas estradas e melhorar as condições de trabalho dos entregadores. Além disso, valorizar a diversidade nos cargos dentro das empresas, desde o setor de liderança até os operacionais, é um aspecto importante a ser considerado.

– Governança: a aplicação do pilar de governança pode ocorrer de diversas formas no contexto da logística e transporte. Uma delas é por meio das relações externas, com o compromisso com a transparência, ética e responsabilidade. Além disso, é possível aplicar a governança nas relações internas, valorizando a transparência na tomada de decisões e a comunicação clara e eficaz com os colaboradores, o que impacta diretamente na gestão de pessoas.

Vantagens em ser uma empresa ESG

A implementação dos critérios ESG no contexto do transporte sucroenergético apresenta uma série de vantagens, tais como:

Como visto, são muitas as vantagens de ser uma empresa comprometida com as práticas ESG e para ajudar no aspecto ambiental da gestão de frotas, a Trimble preparou um material exclusivo sobre sustentabilidade ambiental na gestão de frotas. Confira!

E-book: Como economizar combustível na gestão de frotas?

Os preços dos combustíveis estão afetando as frotas de todo Brasil. Por isso, preparamos esse material para que saiba a melhor forma de economizar e ter uma operação mais econômica.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Como implementar uma política ESG no transporte sucroenergético

    Embora possa parecer desafiador, a implementação de políticas ESG pode ser facilitada por meio das tecnologias disponíveis atualmente.

    Por exemplo, a utilização de ferramentas que rastreiam veículos e otimizam rotas pode ajudar na elaboração de trajetos mais eficientes, considerando fatores como distância, frequência de paradas e acelerações. Isso pode resultar na redução das emissões de gases poluentes e do consumo de combustível

    Veja mais dicas a seguir. 

    Conscientizar os motoristas sobre o ESG no transporte

    Ao abordar o tema da sustentabilidade na logística, é comum enfatizar a importância da redução da emissão de carbono durante o processo de transporte. Contudo, não se pode negligenciar o componente social presente no acrônimo ESG, principalmente no que se refere às condições de trabalho dos motoristas.

    Muitas vezes, esses profissionais enfrentam condições precárias, sem paradas para descanso. Nesse sentido, a área de logística deve se responsabilizar por minimizar impactos tanto ambientais quanto sociais, por meio de ações de conscientização com os motoristas.

    Tudo começa com uma governança eficiente, que garanta a implementação de práticas sustentáveis em todas as etapas da cadeia logística.

    Aumentar o padrão de qualidade e excelência com o ESG no transporte

    O consumo de combustível é um dos principais obstáculos a serem superados na perspectiva ESG do transporte. As entregas sem planejamento de rotas aumentam o consumo de combustível e o desperdício, resultando em um impacto negativo no meio ambiente.

    Uma solução para minimizar esses problemas é a utilização de ferramentas de rotograma, que podem reduzir o tempo de viagem dos caminhões e, consequentemente, o consumo de combustível.

    Dar mais atenção à frota

    A manutenção adequada da frota é uma prática social crucial para a implementação do ESG nos transportes sucroenergético. É importante avaliar aspectos como a idade dos veículos, a frequência da manutenção e a eficiência energética.

    A falta de manutenção pode representar um risco para os motoristas, as cargas e as operações, além de prejudicar a saúde financeira do negócio a longo prazo. Por isso, é essencial avaliar o tipo de combustível utilizado e as condições dos pneus, e promover a manutenção preventiva dos veículos, a fim de evitar a manutenção corretiva.

    Outro fator importante é o consumo de combustível. Uma frota que faz o controle do consumo de combustível economiza e ainda polui menos. Para entender melhor como fazer a economia de combustível na gestão de frotas, baixe o e-book gratuito abaixo.

    E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

    Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

      Cargo na empresa
      Tamanho da frota
      Segmento de atuação
      Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

      Como o Intelligence pode ajudar o ESG no transporte

      Como mencionado anteriormente, a tecnologia pode ajudar a implementação de ações ESG no transporte. Para tomar uma decisão estratégica efetiva, é crucial ter informações precisas e relevantes provenientes de dados confiáveis. Informações confusas, dados fragmentados e imprecisos podem levar a uma perda de tempo e prejudicar a operação.

      Para ter dados seguros que ajudem a elaborar estratégias eficientes, a operação pode contar com o Intelligence da Trimble. Com ele, é possível obter sugestão de rotograma, ranking de motoristas, indicadores e mais, veja:

      – Mapa de calor: é possível visualizar no mapa áreas com maiores incidências de cada tipo de infração ou acidente. Mapeando a recorrência desses casos nas áreas de atuação da operação, é possível reduzir incidentes

      – Sugestão de rotograma: com os dados da base da Trimble, pode-se identificar regiões de risco e reincidência de eventos (curvas e frenagens bruscas), tornando a criação de rotogramas ágil e simples aos analistas da frota.

      – Predição de acidentes: é possível informar ao usuário quais motoristas estão em risco de sofrer algum tipo de acidente. A análise inteligente é feita baseada no histórico de direção e comparada aos dados atuais, assim pontuando a nota de segurança de cada um deles. 

      Essas ferramentas ajudam a cuidar do fator social e humano, além de atuar de forma mais certeira na liderança e gestão. 

      Conclusão

      No transporte sucroenergético, as práticas de ESG desempenham um papel crucial nos impactos ambientais e sociais. Desde a condução defensiva para reduzir acidentes nas estradas até a adoção de fontes de energia mais limpas e menos prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, o ESG também se concentra em uma gestão mais humanizada e na implementação de políticas que valorizem os colaboradores no ambiente de trabalho.

      Para isso, conte com a melhor tecnologia. Fale com nossos consultores e garanta o melhor para a sua operação.

      Converse com nossos especialistas hoje

      Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

      Tags

      Autor

      Emanuele Almeida

      Emanuele Almeida

      Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

      Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

      Assine nossa newsletter

      Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

        Deixe seu comentário