Veltec agora é Trimble: descubra tudo sobre as nossas soluções!

| Por: Emanuele Almeida

A Veltec agora é Trimble Transportation Latam! Desde 2018 a Veltec e a Trimble se aliaram para levar segurança e tecnologia globalmente. A marca passou a ser Trimble Transportation Latam com o objetivo de transformar a forma como o mundo funciona, apoiando a prevenção de acidentes e a eficiência logística no Brasil e em toda a América Latina.

Conheça, a seguir, como o sistema da Trimble funciona e as principais soluções para levar mais segurança para o trânsito.

Veltec agora é Trimble

A Trimble, sediada na Califórnia, adquiriu a Veltec, empresa de Londrina especializada em gestão de frotas. A plataforma de mobilidade de frota da Veltec era composta por dispositivos instalados no veículo e softwares administrativos para oferecer visibilidade no desempenho do motorista e da frota. 

Com a aquisição, a Trimble buscava colaborar para fornecer novas tecnologias, expandir a presença e ampliar a visão de como melhorar o transporte e a logística no mundo todo.  

https://www.youtube.com/watch?v=2w3gZRFodN4 

Ao redor do mundo, as inovações da Trimble resolvem problemas complexos de diferentes setores e geram altos níveis de valor econômico, tornando os clientes e os mercados finais mais produtivos, seguros e ambientalmente sustentáveis.

Como funciona o sistema da Trimble?

A Trimble está transformando o modo como o mundo trabalha, conectando o mundo físico e digital com o objetivo de resolver problemas complexos de diferentes setores. No setor de transportes, une tecnologia à experiência global para potencializar a gestão de frotas, gerando frotas mais seguras, operações mais eficientes e empresas mais rentáveis.

A seguir, conheça as principais soluções para segurança no trânsito da Trimble. 

Conheça o rastreador 

O transporte rodoviário de cargas é a forma mais utilizada no Brasil, sendo fundamental para as operações logísticas. Assim, tomar medidas preventivas em relação à segurança é uma necessidade tão importante quanto uma gestão de frotas eficaz.

Neste cenário, o monitoramento e rastreamento é essencial. Com o uso de tecnologia e inteligência logística, as soluções permitem um acompanhamento completo da localização do veículo, comportamento do motorista e segurança no trânsito. 

Telemetria

A telemetria veicular é uma tecnologia que permite a coleta remota de informações de um veículo. Por meio desse sistema, o gestor de frotas tem maior controle sobre dados como velocidade média, distância percorrida, consumo de combustível e temperatura do motor.

Esse sistema permite coletar, armazenar e disponibilizar os dados em um sistema para que o gestor possa analisá-los e, baseando-se neles, tomar decisões e definir estratégias para otimizar as operações, tornando-as mais rápidas, econômicas e eficientes. 

Além disso, a telemetria traz vantagens únicas para a frota, sendo uma delas a economia. Por meio das análises dos dados obtidos, é possível descobrir se um veículo gasta muito combustível ou se está com algum problema mecânico ou elétrico. Com essas informações, o gestor pode elaborar orçamentos mais compatíveis com a realidade e pensar em maneiras de economizar. 

Outra vantagem é a segurança, pois a telemetria ajuda a reduzir os acidentes. Além de acompanhar em tempo real a velocidade dos veículos, também é possível emitir alertas aos condutores em situações de risco. Ao perceber algum comportamento estranho do veículo, como um desvio inesperado de rota, o gestor consegue agir mesmo remotamente.

A principal vantagem da telemetria é o fornecimento constante de informações sobre o veículo e a frota. São informações importantes que possibilitam detectar os gargalos da operação, a fim de resolvê-los com eficiência e tomar decisões estratégicas com agilidade e precisão.

Diferença entre rastreamento e telemetria

Tanto o rastreamento como a telemetria são extremamente úteis para uma gestão da forma mais eficiente. Ambas as ferramentas são fundamentais no controle e na segurança das frotas. Mas é necessário compreender que ainda que o rastreamento seja uma dos recursos da telemetria, essas duas soluções não são sinônimas.

Apesar de terem funcionamento semelhante, eles diferem pelo nível de detalhamento das informações geradas. O rastreamento disponibiliza dados basicamente sobre a localização atual dos veículos, enquanto a telemetria fornece informações mais completas sobre as condições mecânicas do veículo e o perfil do condutor. 

Dessa forma, o rastreamento veicular é uma ferramenta mais básica para acompanhar os veículos de uma frota. Ele funciona por meio de GPS, sistema de navegação por satélite,  por meio do qual é possível saber a localização do veículo. 

Já a telemetria vai além: possibilita uma leitura completa sobre as condições do veículo e a forma como ele está sendo conduzido. As diversas informações coletadas pela telemetria são adquiridas por meio da rede CAN. Com o fornecimento dessas informações, as decisões podem ser tomadas de forma mais estratégica e a frota passa a ser mais otimizada, econômica, produtiva e dinâmica.

Videomonitoramento

Com o videomonitoramento, é possível ter maior controle e segurança, pois as câmeras colocadas nos veículos permitem o acompanhamento em tempo real ou assistir trechos de incidentes identificados pelo sistema de segurança.

A solução funciona por meio da instalação de câmeras embarcadas que, junto a uma solução de hardware e software, proporcionam a filmagem total da operação do veículo.  Essas câmeras podem ser posicionadas em diferentes pontos do veículo. No interior da cabine para observar o condutor, voltada para a pista à frente, nas laterais do veículo e até mesmo no interior do baú para monitorar o manuseio de cargas.

As imagens captadas pelas câmeras são armazenadas na central de filmagem automotiva, em disco interno, e são transferidas automaticamente para a central. Todos esses vídeos ficam disponíveis ao supervisor de cada frota com a possibilidade de download dos arquivos em formato de vídeo.

Com o videomonitoramento, é possível:

Para conhecer as vantagens do videomonitoramento para a sua frota, acesse gratuitamente o e-book abaixo.

Sensor de fadiga, distração e anticolisão

As maiores causas de acidentes de trânsito são as falhas humanas. Por isso, é tão urgente a necessidade de trabalhar junto a soluções que atuem diretamente nos comportamentos de risco em estrada. Este é o caso do sensor de fadiga. 

O detector ou sensor de fadiga é um sistema que consegue identificar e analisar o comportamento do motorista, combinando informações sobre os movimentos do veículo, a estrada à frente e o nível de atenção do condutor.

O sensor de fadiga da Trimble foi desenvolvido para acompanhar o condutor durante todo o trajeto. O Vsafe+ indica sono e distração, uso de celular e cigarro ao volante, além de detectar a aproximação de risco e colisão, identifica motoristas por reconhecimento facial e dispara alarmes sonoros em tempo real.

O sistema oferece:

Módulo de inteligência de frota

Veltec agora é Trimble
A Trimble está transformando o modo como o mundo trabalha, conectando o mundo físico e digital

A Trimble tem um módulo com funcionalidades para gestão estratégica do transporte, o Intelligence. Com ele, o gestor tem mais agilidade na tomada de decisão e consegue uma gestão de frota inteligente. Ele possibilita a agilidade e segurança nas tomadas de decisões, identificação de áreas com maior incidência de eventos pela Tassi (a inteligência artificial), além de sugestões de rotogramas, videomonitoramento e sensor de fadiga, visualização do mapa de calor com indicações dos locais com maiores índices de ocorrência que podem ameaçar a segurança do condutor, ranking de motoristas com base nas práticas de dirigibilidade e ligações automáticas para o gestor.

Além disso, o gestor tem:

Controle de jornada do motorista

Além de ser uma forma de fiscalizar a lei e garantir que ela está sendo cumprida, o controle de jornada é fundamental para a segurança dos motoristas e também para o controle de custos. A Trimble tem uma solução para o controle de jornada com adequação total à Lei do Motorista 13.103. A tecnologia acompanha o tempo de direção dos condutores, emite alertas sonoros e visuais em tempo real na cabine, prevenindo o descumprimento da legislação.

Ao fazer o monitoramento em papel, as empresas têm como opção diários de ponto ou controle de bordo, em que os motoristas se responsabilizam por anotar os horários de início, saída e intervalos de jornada. Pode parecer a alternativa com o melhor custo, por não ser necessário investir em nenhuma tecnologia, mas contar com a anotação manual representa diversos riscos, pois a chance de ocorrer falha humana é grande.

Já com um software, é possível fazer o controle de jornada usando rastreador em veículos e com atualizações constantes fornecidas por coordenadas via GPS. Além de ser uma maneira mais segura para fazer a gestão das horas trabalhadas, também é uma alternativa mais eficiente para gestão de rotas.

Vantagens do sistema da Trimble

A Trimble tem os sistemas mais avançados do mercado para uma gestão estratégica da frota. Como visto, as soluções agregam mais segurança, reduzem custos e otimizam a gestão. Desde soluções mais básicas até as mais completas, o objetivo é fornecer dados, uma vez que a gestão de frotas deve se basear fortemente em fatos, dados e informações. 

Nesse cenário, os indicadores de desempenho são elementos fundamentais, pois evidenciam os resultados das ações implementadas e onde as melhorias podem ser aplicadas. Por isso, um sistema com Business Intelligence é uma ferramenta essencial para o gestor de frota tomar decisões assertivas e ter resultados crescentes.

Para saber mais, baixe o e-book gratuito da Trimble:

E-book: Como um BI especializado pode garantir a excelência na gestão de frotas?

Faça o download gratuito e descubra como softwares especializados na área logística podem otimizar sua gestão.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    A seguir, veja as principais vantagens do sistema.

    Simples e intuitivo

    O sistema de Trimble ajuda a gerir a frota de forma simples, com relatórios práticos e visuais, economizando horas de trabalho, que podem ser melhor investidas em estratégias e tomadas de decisão.

    De forma simplificada, as informações são agrupadas e o gestor tem fácil acesso, podendo até mesmo interagir com o motorista, dependendo da gravidade da ocorrência. 

    <H3> Economia e redução de acidentes <H3>

    As soluções da Trimble trazem economia para a frota e com essa economia é possível aplicar recursos em outros setores relevantes do negócio. Também, é possível elaborar, com base em ações de manutenções preventivas e preditivas, um planejamento de gestão de frotas e o aprimoramento das vistorias veiculares, o que vai levar a serviços mecânicos mais efetivos e aumento da vida útil dos veículos.

    As empresas que realizam transportes têm grande responsabilidade sobre os motoristas dos veículos e demais funcionários que fazem parte dos processos. Por este motivo, é importante manter boas práticas de transporte e qualidade de vida, promovendo maior segurança desde a permanência na organização até no decorrer de todo o trajeto.

    Dados em um só lugar

    O acesso a dados unificados em um só lugar possibilita maior agilidade, pois concentra todas as informações de que os gestores precisam, sem a necessidade de buscá-las em fontes diferentes para tomar cada decisão. 

    As soluções da Trimble cruzam centenas de informações e entregam análises que facilitam o dia a dia e reduzem horas de trabalho.

    Conclusão

    As soluções tecnológicas na gestão de frota da Trimble tem como objetivo fornecer indicadores essenciais para que o processo seja mais eficiente e, consequentemente, a frota seja mais segura, produtiva e econômica. 

    Dentre as disponíveis no mercado, o Vfleets se destaca como software de gestão, permitindo ao gestor acessar os dados de sua frota de qualquer lugar, tudo por meio de um desktop ou aparelho móvel conectados à internet. Além disso, o software permite a integração com: Telemetria veicular avançada, Sensor de fadiga e Videomonitoramento.

    A integração dessas ferramentas possibilita que o gestor tenha todas as informações centralizadas de forma inteligente em um só lugar. Assim, há redução de acidentes e maior produtividade. Converse com nossos especialistas e agende uma demonstração!

     

    Converse com um de nossos especialistas

    Torne sua operação mais rentável, produtiva e econômica!

    Ana Clara Marcondes - Massi Digital

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário