Aprenda a reduzir custo e otimizar a operação em caminhão frigorífico com a telemetria

| Por: Emanuele Almeida

O transporte de produtos e mercadorias no Brasil é feito, em sua grande maioria, por meio de caminhões. Porém, cada tipo de mercadoria exige um veículo adequado para o transporte. É o caso dos produtos perecíveis e frios, que necessitam obrigatoriamente serem transportados em caminhão frigorífico. Ao escolher o transporte de produtos refrigerados, é necessário ter ciência de algumas responsabilidades, como a obrigatoriedade de um acondicionamento correto e manutenção adequada dos caminhões.

Porém, o transporte seguro vai além do acondicionamento correto dos produtos. Para garantir que a carga, o condutor e o veículo estejam seguros, é essencial ter sistemas de segurança. Dessa forma, a telemetria para caminhão frigorífico tem sido uma ótima opção para a garantia de um trajeto mais seguro. 

Continue a leitura para conhecer as normas sobre caminhão frigorífico e produto perecível, e as vantagens que só a telemetria oferece para a sua operação. 

O que é um caminhão frigorífico?

O caminhão frigorífico, que recebe esse nome devido a sua capacidade de manter a temperatura da carga que transporta, é responsável pelo transporte de produtos perecíveis, como alimentos e medicação. Estes itens requerem uma temperatura ou ambiente específico para evitar a deterioração. 

São necessários cuidados especiais em todo o processo de deslocamento da carga, desde a coleta na fábrica até o destino final. Os principais produtos perecíveis são: carnes, pescados, laticínios, frutas, legumes, hortaliças e pães. 

Normas sobre caminhão frigorífico e produto perecível

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui regras específicas para este tipo de carga, justamente por terem um curto período de validade e exigirem cuidados específicos. 

Para cumprir todas essas exigências, é preciso ter como aliado sistemas e softwares que facilitem a gestão e o cumprimento das tarefas. Por exemplo, trechos congestionados ou trajetos mais longos podem comprometer a carga. Já com rotas planejadas e vias mais rápidas, a carga chegará mais facilmente ao destino, minimizando os riscos de danos.

Por isso, a tecnologia é indispensável e agrega muitas vantagens, como planejamento de rotas, localização em tempo real, otimização da operação e mais! Confira todas as vantagens no material gratuito abaixo.

E-book: Transporte Conectado - Qual o futuro das tecnologias para operações logísticas?

Descubra se a sua empresa já está se preparando para o futuro das operações logísticas e conheça as tendências da Logística e da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) conectada.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Como funciona a telemetria para caminhões?

    A telemetria pode ser entendida como a medição de dados de maneira remota. Isso porque “tele”, quer dizer remotamente, e “metria”, medição. Portanto, telemetria é basicamente a realização de uma medição à distância, remota.

    No contexto veicular, a telemetria veicular é capaz de coletar os dados de veículos, como RPM, velocidade, localização, consumo de combustível e temperatura do motor de maneira remota. Os dados coletados são enviados para uma central para processamento, armazenamento e disponibilização ao gestor de frotas.

    Além disso, a telemetria possibilita que esses dados sejam disponibilizados em tempo real para o gestor de frotas, a fim de ajudá-lo na tomada de decisão e controle da operação. Com esse auxílio, o gestor consegue tomar decisões mais estratégicas e de forma mais rápida, otimizando a operação e reduzindo custos

    Geralmente, um equipamento é instalado no veículo para captar as informações. Por meio de uma rede ou satélite, esses dados são enviados a um servidor na central de monitoramento. Em seguida, esses dados são tratados pelo sistema de gestão de frotas e ficam disponíveis para acesso. 

    Alguns aspectos analisados pela telemetria veicular são:

    Além de dados gerais, como temperatura do freio, óleo, água, combustível e sensores diversos instalados no veículo. Dentro do sistema o gestor tem acesso a diversos relatórios, que compilam e analisam os dados de acordo com a sua necessidade. 

    Vantagens da telemetria para frota de caminhão frigorífico

    Em um caminhão frigorífico são necessários cuidados especiai
    Em um caminhão frigorífico são necessários cuidados especiais em todo o processo de deslocamento da carga, desde a coleta na fábrica até o destino final.

    O sistema de telemetria para caminhão frigorífico é uma solução adequada para otimizar o controle e a gestão dos caminhões. Por meio de alta tecnologia, mas de simples utilização, é possível monitorar e acompanhar os veículos em tempo real. Com o sistema é possível monitorar os movimentos do veículo, controlar caminhões, cargas e condutores. 

    Principalmente no caso de cargas resfriadas, onde a temperatura necessita ser acompanhada, o sistema de telemetria para caminhão frigorífico é capaz de acompanhar o processo e informá-lo devidamente aos gestores. 

    Conheça as principais vantagens.

    1 - Localização em tempo real

    Com a telemetria é possível saber a localização em tempo real de cada veículo, assim o gestor consegue acompanhar se a rota está sendo cumprida, se as paradas foram feitas como planejado e como está a situação da carga. Principalmente, quando se trata de cargas resfriadas, em que a durabilidade é menor e os prazos estipulados precisam ser cumpridos com rigor.

    2 - Rotas projetadas

    Através da telemetria, o gestor ganha um controle muito maior para projetar e otimizar as rotas percorridas. Os resultados dessa prática são menores chances de ociosidade, mais agilidade na entrega, diminuição dos riscos de acidentes, otimização de tempo, entre outros.

    Os dados seguros fornecidos pelo sistema de telemetria contribuem na avaliação de fatores como: condições da via e de clima, tempo de rota, restrições da região, mapeamento de áreas de risco, entre outros.

    A partir da análise de todos esses elementos, o gestor pode realizar o planejamento da rota com muito mais segurança e eficiência, ganhando resultados que vão desde a economia de tempo até a redução de custos.

    3 - Manutenção preventiva

    A variedade de dados fornecidos pela telemetria em tempo real é fundamental para auxiliar nos cuidados com a manutenção preventiva.

    As informações enviadas pelo sistema permitem a rápida identificação de qualquer falha mecânica, por exemplo, e sinalizam também os períodos ideais para que a revisão do veículo seja realizada.

    Logo, o gestor consegue agendar as manutenções preventivas com muito mais assertividade, obtendo mais agilidade nas soluções e evitando as manutenções corretivas que, além de impedirem o uso do veículo, também geram custos muito mais elevados.

    4 - Redução de custos

    Através da telemetria, o gestor tem acesso a muitos dados, como:

    Ao analisar todas essas informações, as medidas preventivas podem ser tomadas a tempo, a fim de impedir que as soluções sejam aplicadas apenas depois do prejuízo ou problema apresentado, resultando em uma redução de custos que, anteriormente, eram destinados a estes fins.

    5 - Redução de acidentes

    Em situações de excesso de velocidade, através da telemetria, é possível alertar o motorista em tempo real, pois a tecnologia permite o acompanhamento de velocidade igual do painel do veículo.

    Além disso, os limites podem ser configurados conforme as recomendações da via e o monitoramento do veículo conforme os padrões determinados também é possível de ser acompanhado.

    Juntos, esses fatores praticamente anulam as chances de acidentes nas frotas, aumentando o nível de segurança para os motoristas e diminuindo os riscos de prejuízos com a carga ou veículo.

    Conclusão

    Os caminhões frigoríficos transportam cargas que exigem um rigoroso controle de refrigeração para o mantimento da qualidade, entre outras particularidades. 

    O sistema de telemetria apresenta muitas vantagens para esse sistema de logística pois, além dos cuidados específicos da carga, outras medidas também são importantes.

    Com essa tecnologia, os gestores conseguem controlar com mais precisão os níveis de temperatura, fundamentais para a conservação da carga, recebem informações em tempo real do veículo e das ações praticadas ao volante, entre outros dados.

    Além disso, a telemetria proporciona também vantagens como redução de custos e otimização de rotas, que são indispensáveis para a melhoria da frota. 

    Para saber mais sobre se investir em tecnologia para a usa frota vale a pena e traz retorno, baixe o nosso material gratuito:

    E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

    Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

      Cargo na empresa
      Tamanho da frota
      Segmento de atuação
      Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

      Autor: Bianca Biazotto Moris e Ana Clara Marcondes - Massi Digital

      Tags

      Autor

      Emanuele Almeida

      Emanuele Almeida

      Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

      Assine nossa newsletter

      Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

        Deixe seu comentário