Saiba como funciona e como estruturar um centro de operações agrícolas

| Por: Emanuele Almeida

O centro de operações agrícolas (COA) realiza a coleta e o compartilhamento de dados no campo. Desta forma, o gestor pode fazer o monitoramento e o diagnóstico da lavoura e das operações realizadas.

Para isso, são instalados sensores e rastreadores no maquinário da fazenda, como tratores, adubadores, pulverizadores, plantadeiras e colheitadeiras, entre outros.

Assim, o produtor pode reduzir custos, prevenir problemas mecânicos, adotar medidas mais assertivas no manejo, otimizar a gestão do maquinário, aumentar a disponibilidade e vida útil dos equipamentos e, consequentemente, melhorar a rentabilidade.

Continue a leitura para entender como funciona um COA, seus principais desafios e vantagens.

Como funciona um centro de operações agrícolas

Os centros de operações agrícolas têm como objetivo melhorar a eficiência e o desempenho das atividades no campo, bem como reduzir gargalos e otimizar recursos. No entanto, apenas ter uma solução de monitoramento não é suficiente. 

É necessário ter uma gestão eficiente das informações geradas pelo sistema de telemetria para monitorar, analisar e tratar o comportamento dos equipamentos agrícolas, a fim de agir rapidamente em relação aos que geram mais custos e riscos à operação.

O COA é o local onde a rotina de uma operação no campo é monitorada, independentemente do tipo de cultivo ou atividade agrícola. O controle é informatizado, permitindo que a central receba informações em tempo real sobre a velocidade dos equipamentos, paradas não programadas, consumo de combustível, aplicação de defensivos e outras informações relevantes. 

Os profissionais acompanham, tratam e analisam os dados para convertê-los em indicadores e ações, oferecendo agilidade na transmissão de informações e maior assertividade na tomada de decisões.

Como estruturar um centro de operações agrícolas

O centro de operações agrícolas (COA) realiza a coleta e o compartilhamento de dados no campo. Desta forma, o gestor pode fazer o monitoramento e o diagnóstico da lavoura e das operações realizadas.

A estruturação de um COA pode ser dividida em 5 partes. Conheça cada um delas:

– Primeira etapa: coleta de dados. Investir em coleta de informações online no campo pode tornar a operação mais eficiente, diminuindo o tempo de tomada de decisão. É importante que as informações cheguem rapidamente ao COA e podem ser obtidas por diversos meios, como rádio, celular ou melhorando a logística das informações.

– Segunda etapa: infraestrutura. Para implantar um COA eficiente, é preciso investir em infraestrutura além de uma simples sala. É necessário ter computadores, software para coletar informações, servidores, espaço no banco de dados, rádios e telefones para comunicação com o campo e outros departamentos.

– Terceira etapa: equipe qualificada. Para que o COA seja eficiente, é importante ter pessoas qualificadas e motivadas, com autoridade e competência para tomar decisões. Investir na infraestrutura e em máquinas não é suficiente sem a equipe adequada para trabalhar em equipe.

– Quarta etapa: tomada de decisão. Para garantir eficiência no processo, é necessário uma boa infraestrutura, informações atualizadas e pessoas qualificadas com poder de decisão. Além disso, é importante utilizar softwares para análise e comunicação ágil das decisões aos executantes.

– Quinta etapa: medição de indicadores. É importante criar indicadores para medir o desempenho do centro. Os indicadores podem ser relacionados a metas operacionais, como menor tempo de espera para manutenção ou maior disponibilidade de frota, ou específicos, como tempo de resposta a incidentes. A escolha dos indicadores depende da situação e é crucial para avaliar o retorno do investimento no COA.

Principais desafios de um centro de operações agrícolas

Apesar de ser um setor predominante no Brasil e em rápida expansão, as operações agrícolas enfrentam desafios. A seguir, veja mais sobre eles. A escassez de mão de obra especializada é uma ameaça ao desenvolvimento da agricultura, devido à dificuldade em lidar com as novas tecnologias. 

Outro grande desafio é a falta de planejamento estratégico. É fundamental avaliar todos os processos, insumos e gastos do negócio para garantir a saúde financeira e produtividade da empresa. Para isso, é preciso realizar três etapas: análise das informações coletadas, atualização de ferramentas e elaboração de relatórios. Consultorias empresariais são indispensáveis para os profissionais do agronegócio que buscam uma visão completa do negócio e tomada de decisões mais eficientes e rentáveis.

Além disso, acidentes também podem ser desafiadores. Compreender as causas dos acidentes com máquinas agrícolas é essencial para adotar medidas de segurança e orientar os usuários. A maioria dos acidentes ocorre devido a atitudes inseguras. As máquinas agrícolas são diferentes dos veículos rodoviários, já que possuem muitos comandos de operação que exigem conhecimentos específicos e acionamentos simultâneos. Além disso, sua estrutura e concepção são diferentes, o que exige capacitação adequada e experiência para realizar as operações agrícolas.

Para entender como a tecnologia pode ajudar na redução de acidentes, confira o e-book da Trimble.

Guia: Como utilizar a tecnologia na prevenção de acidentes de trânsito em sua frota?

Para entender melhor essa relação e que tipos de medidas você pode adotar, não deixe de ler o guia completo!

Vantagens em adotar um centro de operações agrícolas

A agricultura moderna depende de máquinas para o sucesso do cultivo, e a telemetria de máquinas agrícolas é um sistema integrado de gestão e monitoramento que coleta e compartilha dados dos equipamentos com o agricultor. 

O centro de operações agrícolas impulsionou ainda mais a telemetria na agricultura, oferecendo rastreabilidade, acompanhamento remoto das máquinas e gestão em tempo real das operações, revolucionando o agro e ajudando os agricultores a melhorar a produtividade.

Confira mais vantagens. 

Redução de custos

A telemetria é capaz de detectar e corrigir problemas nos equipamentos agrícolas, evitando perdas de tempo e insumos, além de melhorar a eficiência. Esses dados serão enviados ao centro de controle e com a visualização dos dados da máquina, é possível criar planos de manutenção e aumentar a disponibilidade e vida útil dos equipamentos.

Decisões baseadas em dados

A telemetria não só coleta dados das operações agrícolas, como também processa essas informações de maneira rápida e precisa, realizando cálculos e comparações de forma automatizada. Esse sistema proporciona informações mais seguras e ágeis, que serão enviadas ao COA e ajudarão o gestor a tomar decisões durante a safra e permitindo que os operadores das máquinas conduzam os equipamentos com maior eficiência.

Maior produtividade

As informações coletadas são armazenadas e podem ser acessadas e analisadas pelo gestor a qualquer momento. Isso possibilita o embasamento do planejamento da próxima safra e comparação de dados com informações coletadas em anos anteriores.

Conclusão

Um centro de operações é uma técnica utilizada em diversos setores da economia e se tornou uma ferramenta valiosa no gerenciamento da frota agrícola e no suporte às decisões gerenciais. Com a ajuda da telemetria, os operadores podem saber quais áreas já foram manejadas, reduzindo custos desnecessários e otimizando a produção.

A implementação de ferramentas de telemetria no campo tem trazido inovação e novas tecnologias para o setor agrícola, que é um dos mais importantes da economia brasileira. Para entender se chegou o momento de investir em tecnologia na sua operação, a Trimble preparou um material exclusivo. Baixe gratuitamente!

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário