Inteligência artificial no transporte: saiba as principais tendências

| Por: redacao.massi

A velocidade com que a Inteligência Artificial (IA) está impactando o mercado é cada vez maior e vemos grandes empresas de todos os setores investindo em sistemas e departamentos altamente capacitados para acompanhar essas transformações. 

Para entender a IA, é importante ter clareza sobre sua definição: trata-se de uma ciência que cria máquinas e softwares inteligentes, capazes de simular o raciocínio humano de forma autônoma.

No contexto do transporte, a aplicação da IA possibilita a criação de soluções para problemas logísticos, com o objetivo de otimizar os processos, reduzir os custos e aumentar os lucros. No setor de logística e gestão de frotas, a Inteligência Artificial pode ser aplicada de diversas formas. Quando é o momento ideal para realizar a manutenção, visando gastar o mínimo possível? Qual é o veículo mais adequado para determinada operação? 

Essas são algumas das questões que podem ser respondidas por algoritmos de IA, que são capazes de produzir modelos de maneira rápida e automática, avaliando dados complexos em grande escala e gerando resultados com agilidade e precisão.

A seguir, veja as principais tendências da inteligência artificial no transporte e as vantagens que isso pode trazer para a operação

Tendências em relação a inteligência artificial

Cada vez mais pessoas e organizações reconhecem que a IA pode trazer facilidades e otimizar os resultados. Em essência, a inteligência artificial é a habilidade de programas imitarem a inteligência humana. Os sistemas são capazes de tomar decisões e se desenvolver de forma autônoma, com base nos dados e análises que realizam.

Essa tecnologia tem a capacidade de coletar, relacionar, classificar e gerar novos dados, assim como a inteligência humana. Alguns exemplos de aplicação da IA no cotidiano incluem:

- Sistemas de vigilância com câmeras

- Reconhecimento facial

- Assistentes virtuais;

- Aprendizado de máquina (machine learning);

- Casas inteligentes;

- Controle de estoque;

- Armazenamento de dados em nuvem.

Cada vez mais pessoas e organizações reconhecem que a IA pode trazer facilidades e otimizar os resultados.

Com a IA, muitas tendências ganham destaque, é o caso da realidade virtual e realidade aumentada. O projeto inclui a criação de ambientes virtuais para treinamentos, capacitação e integração de equipes de trabalho, arquitetando escritórios virtuais para os colaboradores.

Para o setor de logística e transporte não é diferente, há tendência de maior segurança para as frotas por meio da IA, menos emissão de poluentes e maior produtividade nas equipes. Para conhecer mais sobre as tendências para a gestão de frotas, baixe o e-book abaixo.

Fique por dentro das principais tendências de 2023

A cada momento novos desafios surgem no setor de logística de frotas, por isso é essencial acompanhar as tendências do mercado. Baixe o nosso material exclusivo e mantenha-se atualizado!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Inteligência artificial no transporte

    Na gestão de frotas, a aplicação da inteligência artificial oferece diversas possibilidades. Por exemplo, ela pode ser utilizada para determinar os momentos ideais para a manutenção dos veículos, recomendar o combustível mais adequado e indicar o veículo mais recomendado para determinada tarefa.

    Sem o auxílio dessa ferramenta, responder a essas e outras questões seria muito mais difícil, pois a quantidade de dados gerados pelos veículos é muito alta. Além disso, a inteligência artificial possibilita a identificação de tendências, a prevenção de falhas, o acesso a insights valiosos e até mesmo o cruzamento de informações.

    Dessa forma, ela também contribui para a tomada de decisões em tempo real, fornecendo as informações necessárias para isso. Consequentemente, os processos se tornam mais eficientes e as ações realizadas são mais inteligentes e vantajosas para a empresa.

    Além disso, outros recursos tecnológicos são aplicados nas frotas, trazendo benefícios e proporcionando diversas melhorias nos processos. Os principais benefícios da IA no transporte são:

    - Redução de falhas;

    - Otimização de tempo;

    - Redução de gastos;

    - Mais segurança.

    Para saber mais sobre a IA no transporte e o futuro das operações logísticas, a Trimble preparou um material gratuito para ajudar. Baixe agora mesmo.

    Transporte Conectado - Qual o futuro das tecnologias para operações logísticas?

    Descubra se a sua empresa já está se preparando para o futuro das operações logísticas e conheça as tendências da Logística e da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) conectada.

    Tassi - Inteligência artificial da Trimble

    A Tassi, a inteligência artificial desenvolvida pela Trimble, foi projetada com o objetivo de integrar os dados coletados pelo monitoramento e transformá-los em relatórios e informações segmentadas no software VFleets. Todos os recursos são apresentados em um painel de fácil compreensão, com elementos visuais que facilitam a navegação.

    Além disso, a Tassi auxilia os gestores na tomada de decisões estratégicas de forma mais ágil, evitando a ocorrência de erros e desperdícios. Ela também identifica falhas e indica áreas em que a empresa está gastando mais do que o necessário, proporcionando insights valiosos para a otimização dos recursos.

    A seguir, conheça outros recursos da Trimble que utilizam inteligência artificial. 

    Trilhas de desenvolvimento

    Com as trilhas de desenvolvimento, o gestor consegue analisar os pontos mais críticos da operação e estabelecer metas de atuação, classificando por níveis: Crítico, Aperfeiçoamento, Evolução e Excelência. O objetivo é que todas as etapas atinjam o nível máxima de qualidade.

    Predição de acidentes

    A inteligência artificial analisa as ações frequentes do motorista , desde freadas bruscas até distrações causadas pelo uso do celular. Com base nos indicadores coletados, ela é capaz de identificar áreas que requerem atenção. Dessa forma, o gestor pode fazer correções e ajustes nas rotinas, promovendo maior segurança para o motorista e aumentando a produtividade.

    Sugestões de rotograma

    A partir da base de dados da Trimble, é possível identificar identificar regiões de risco e reincidência de eventos (curvas e frenagens bruscas), a fim de otimizar o processo de criação de rotogramas

    Reconhecimento facial

    Com o reconhecimento facial acurado, pode-se identificar qual motorista está dirigindo o veículo. Dessa forma, não há a necessidade de usar outros equipamentos de identificação ou depender do motorista executar alguma ação. Com essa ferramenta, não há como burlar a identificação do cadastro.

    Inteligência artificial aplicada às câmeras

    O Vmov+ é um dispositivo de videomonitoramento da Trimble que vai além do básico, oferecendo suporte para até 3 câmeras. Ele possui uma câmera frontal acoplada, voltada para a pista. Além disso, o dispositivo suporta uma câmera DSM com capacidade de análise comportamental do motorista e alertas sonoros com voz para notificar o condutor imediatamente.

    O Vsafe+ é a solução avançada para gestores que desejam ter uma visão completa de suas frotas. Esse dispositivo possui um sensor de fadiga e distração, e tem suporte para até 5 câmeras. Ambos os dispositivos contam com o recurso Double Check, uma tecnologia de inteligência artificial que funciona na nuvem e realiza análises comportamentais dos condutores com alta confiabilidade.

    Para conhecer mais sobre o videomonitoramento e seus benefícios para a frota, confira o material a seguir.

    Conclusão

    A Inteligência Artificial (IA) no transporte revoluciona o controle e a gestão, tornando-os mais eficientes. Por essa razão, é crucial contar com um software de gestão inteligente adequado para a sua operação.

    Um software robusto possibilita a administração adequada de todos os setores da empresa, além de integrá-los, proporcionando maior agilidade na operação. Fale com os especialistas da Trimble e tenha um software de gestão completo com inteligência artificial para acelerar o processamento de dados e otimizar a operação.

    Converse com nossos especialistas hoje

    Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

    Autor

    redacao.massi

    redacao.massi

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário