Segurança na gestão de frotas: tudo que você e sua operação precisam saber

| Por: Lilian Craveiro

Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte no mundo, sendo também um grande problema de saúde pública, podendo deixar sequelas graves com implicações físicas e psicossociais nos envolvidos e toda família.

Nesse artigo, abordaremos a importância da segurança para a gestão de frotas
e como investir em soluções inteligentes que sejam um facilitador no processo de gerenciamento e cultura de segurança nas operações de frotas, confira:

Importância da Segurança na Gestão de Transporte

No transporte de cargas e passageiros, é essencial não só respeitar as leis de trânsito, mas também a lei do motorista, que determina regras, direitos e deveres do exercício da profissão. A lei estabelece limites para a jornada diária de trabalho, tempo máximo de direção, tempo mínimo de intervalo para refeições e descanso diário. Além de determinar que o motorista tenha um tempo limite de espera em caso de atrasos que o não seja o responsável.

Investir em segurança da frota na gestão de transporte vai além de possuir os melhores veículos do mercado, é investir na cultura de segurança e no trabalho do motorista para que toda a empresa compreenda o valor e a responsabilidade que colaborar para um trânsito mais seguro.

Fatores de Risco que Impactam a Segurança da Frota

A segurança da frota é influenciada por diversos fatores de risco que exigem atenção contínua e medidas preventivas. Abaixo, destacamos cinco dos principais riscos que contribuem para os desafios nas operações de transporte:

Distrações e Uso de Celular

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a principal causa de acidentes fatais no trânsito é a falta de reação dos motoristas, frequentemente atribuída ao uso de celulares, dirigir na contramão, excesso de velocidade e ultrapassagens perigosas, entre outros comportamentos de riscos. A atenção e concentração são importantes para que respostas rápidas e seguras sejam tomadas, minimizando as chances de acidentes e seus impactos.

Fadiga

A fadiga, pode ser física ou mental e vai além do simples cansaço. Ela deixa os motoristas sem energia para realizar suas atividades com atenção. Inteligência como o sensor de fadiga da Trimble ajudam a identificar e tratar a fadiga, contribuindo para a segurança e produtividade da frota, auxiliando no controle de jornada. Nossa inteligência artificial, a Tassi, capta diversas ações dos condutores de maneira precisa e envia alertas de eventos para a central de controle ou profissional responsável da operação. Permitindo que os gestores mantenham contato em tempo real com os motoristas e façam as recomendações e ações necessárias.

Direção Agressiva

A vários fatores que podem levar um condutor a ter um comportamento de risco no trânsito, muitas vezes nem percebendo que um potencial acidente está para acontecer. 

O sistema ADAS pode ser um grande aliado. Ele capta e processa imagens do exterior do veículo, por meio de uma câmera instalada no para-brisa voltada para frente e do ponto de vista do motorista. Além disso, baseado na velocidade e distância em relação a outros veículos, acostamento, faixas de sinalização ou qualquer obstáculo, ele calcula a aproximação e gera alertas ao motorista na cabine quando registra alguma situação de risco que exceda os seus parâmetros de segurança. 

Falta de Controle da Manutenção dos Veículos

A manutenção dos veículos é essencial para garantir a segurança e eficiência da frota. Manter um controle rigoroso sobre a manutenção ajuda a prevenir falhas mecânicas que podem levar a acidentes.

Infraestrutura Viária

A qualidade das estradas e a sinalização viária são fatores cruciais para a segurança. Estradas mal conservadas e sinalização inadequada aumentam o risco de acidentes. Em muitas regiões, as condições das estradas não comportam o volume de tráfego, o que pode resultar em desgaste dos veículos, aumentar o risco de acidentes e atrasos nas entregas que dependem do transporte viário. 

Como comportamentos de risco se transformam em acidentes

Motoristas com comportamentos excessivos de autoconfiança nos próprios reflexos tendem a subestimar os perigos do trânsito. Muitas ações que fazemos ao dirigir são automáticas, o que pode esconder problemas que estão na base de muitos acidentes, como o excesso de autoconfiança. Dados mostram que:

No propósito de salvar vidas no trânsito, não podemos medir esforços e quanto mais conhecimento teórico e prático tivermos à disposição, melhor podemos trabalhar a cultura de segurança, por isso, confira o estudo da Pirâmide de Dupont e Pirâmide de Bird e como aplicá-las na sua operação.

E-book: Riscos comportamentais que causam acidentes de trânsito

Conheça os principais riscos de acidentes dos motoristas da sua frota e como evitá-los:

Cultura de Segurança no Transporte: Quem é Responsável?

A cultura de segurança no transporte é uma responsabilidade compartilhada entre empresas, motoristas e gestores de frotas. As empresas devem implementar a cultura de segurança e oferecer treinamentos efetivos. Os motoristas devem adotar comportamentos seguros e respeitar as normas de segurança. Os gestores de frotas são responsáveis por identificar problemas, implementar treinamentos e garantir a manutenção regular dos veículos.

Papel dos Motoristas

90% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas. Portanto, os motoristas devem conduzir de forma segura, evitando acidente e prejuízos para a segurança da frota. A direção segura pode incluir manter a distância segura entre os veículos e dirigir dentro dos limites de velocidade, mas também, evitar comportamentos inseguros ao assumir o volante.

Papel dos Gestores

O gerenciamento de riscos da frota deve ser feito para direcionar, de forma singular, as ações para mitigar acidentes e incidentes da operação. Um gerenciamento eficaz possibilita o monitoramento e controle em tempo real, identificando o grau de risco para priorizar as ações que protejam a vida dos motoristas.

Papel das Empresas

As empresas devem promover a cultura de segurança através do suporte em processos e garantir que a tecnologia adequada seja implantada para tornar as operações seguras. Além de soluções inteligentes, é necessário investir na capacitação dos motoristas para melhorar o comportamento na cabine, promover bonificações por práticas de direção seguras, reduzir as violações das horas de serviço (HOS) respeitando os limites de tempo de direção e descanso e também, manter a manutenção regular para prevenção de acidentes.

Trimble Duo: uma ferramenta de apoio ao motorista

Transforme a experiência do motorista com feedback de dirigibilidade em tempo real

Como aumentar a segurança na gestão de frotas com ações efetivas 

A gestão de frota demanda atenção constante a diversos fatores para garantir segurança e produtividade. Ações práticas são essenciais para proteger motoristas e veículos, além de otimizar operações e reduzir custos:

Direção Defensiva

A direção defensiva envolve práticas como manter uma distância segura entre veículos, respeitar os limites de velocidade, estar atento às condições climáticas e da estrada, muita atenção para prever as ações de outros motoristas. Além de prevenir multas e acidentes, a direção defensiva ajuda a reduzir o desgaste dos veículos e o consumo de combustível, aumentando a lucratividade da operação.

Cultura de Segurança

A cultura de segurança é realmente alcançada em uma empresa quando os motoristas adotam atitudes seguras por consciência e não por medo de vigilância ou punição. Tecnologias como softwares de gestão de frotas ajudam a identificar comportamentos de risco e promovem treinamentos adequados.  Também fornecem aos gestores informações detalhadas sobre pontos críticos das operações, facilitando o aprimoramento da gestão e a conscientização dos condutores.

Gestão de Tratativas

A tratativa de ocorrências deve ser imediata para evitar consequências graves. Assim que identificado o comportamento de risco, a tratativa deve ocorrer em tempo real. Em casos de fadiga e distração, a intervenção rápida é essencial para prevenir acidentes. Implementar uma tecnologia de gestão inteligente em tempo real permite que gestores identifiquem comportamentos de risco, garantindo a segurança dos motoristas e a eficiência das operações.

Gestão de Indicadores-chave de Segurança

Indicadores para gestão de frota são métricas que fornecem insights sobre a eficiência e o desempenho da frota da empresa. Estes indicadores são ferramentas que fornecem insights essenciais sobre o consumo de combustível, custos operacionais, manutenção e produtividade dos motoristas. Com um sistema de gestão de frotas eficiente, o trabalho do gestor é voltado para a estratégia e ações que melhoram os KPIs da frota.

Manutenção e Qualidade da Frota

Uma frota com a manutenção de caminhão em dia não só reduz o risco de falhas mecânicas e acidentes, mas também melhora a produtividade ao minimizar o tempo de inatividade dos veículos. Além disso, a qualidade dos veículos, aliada ao uso de soluções inteligentes, proporciona maior confiabilidade e segurança para as operações. 

Tecnologia Embarcada na Segurança

Entre as opções de tecnologias embarcadas estão a telemetria, o sensor de fadiga e bocejo, além do videomonitoramento. O grande diferencial do sensor de fadiga, é também ser um recurso de vídeo e a possibilidade de realizar uma ação em tempo real, tornando a tratativa da ocorrência mais efetiva.


Investir na cultura de segurança da frota é investir na qualidade de vida dos seus condutores e famílias. Empresas, gestores e motoristas têm papéis fundamentais na construção de um trânsito mais seguro. Implementar uma cultura de segurança, utilizar tecnologias avançadas e adotar práticas de direção segura são passos essenciais para transformar a gestão de frotas e reduzir drasticamente os riscos de acidentes. Afinal, a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos e merece toda a atenção possível para preservar vidas e garantir operações mais eficientes e produtivas.

Conheça nossa solução de Predição de Acidentes

A partir da compilação e análise de dados com inteligência artificial, a solução identifica motoristas com mais riscos de sofrer acidentes:

Autor

Lilian Craveiro

Lilian Craveiro

Analista de Marketing na Trimble Transportation Latam com experiência em produção de conteúdo para gestão de frotas e transporte.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário