Dicas de segurança no trânsito: saiba como colocar em prática!

| Por: redacao.massi

Seja na posição de motorista ou não, todos desempenham um papel no sistema de tráfego. Esse complexo organismo, composto por veículos, indivíduos, sinalização e regulamentos, opera harmoniosamente com base em um único fator: responsabilidade compartilhada. Por isso, agir de forma defensiva é essencial para garantir a segurança no trânsito.

O Ministério da Infraestrutura destaca que há mais de 70 milhões de veículos em circulação no Brasil, englobando carros, motos, caminhões e outros. Com essa enorme quantidade de participantes “na estrada”, a segurança viária torna-se uma prioridade ainda maior.

Para entender melhor sobre isso e conferir algumas dicas de segurança no trânsito, continue a leitura! 

A importância da segurança no trânsito

A segurança no trânsito é importante por várias razões. Primeiro, é fundamental para garantir que as pessoas fiquem seguras. Os acidentes de trânsito podem causar ferimentos graves ou até mesmo a morte de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas. 

Por isso, as atitudes que tomamos para manter o trânsito seguro ajudam a reduzir esses acidentes e, consequentemente, o número de mortes e ferimentos.

Além disso, a segurança no trânsito também é importante para o movimento nas cidades. Acidentes de trânsito podem causar congestionamentos e bloquear as estradas, o que atrapalha o fluxo de carros e pode afetar a entrega de produtos e serviços. Se conseguirmos evitar acidentes, o tráfego flui melhor e o sistema de transporte funciona de maneira mais eficiente.

E não podemos esquecer que a segurança no trânsito também é positiva para a economia. Acidentes de trânsito podem causar danos nos carros, nas ruas e nos equipamentos das estradas. Isso pode causar perdas de dinheiro para as pessoas envolvidas e também para o governo, e ainda pode fazer os preços dos seguros ficarem mais altos.

Para entender como a tecnologia pode ajudar nessa questão, confira o material gratuito da Trimble.

Como praticar a segurança no trânsito

Quando abordamos o tema da segurança no trânsito, estamos nos referindo a um conjunto de medidas que têm como finalidade proteger a saúde física e mental de motoristas, ciclistas e pedestres, bem como prevenir ocorrências de acidentes.

As práticas voltadas para a segurança no trânsito englobam o cumprimento das regulamentações do Código de Trânsito Brasileiro e a adoção da chamada direção defensiva, cujo propósito principal é evitar ou reduzir os impactos de acidentes

Praticar a segurança no trânsito requer a promoção de uma cultura que enfatiza a responsabilidade não apenas pela própria vida, mas também pela vida dos outros, sejam eles ocupantes do mesmo veículo ou não.

Dicas de segurança no trânsito

Na prática, todas as orientações relacionadas à segurança no trânsito reforçam os princípios da direção defensiva. Vale ressaltar que as lições de direção defensiva são um componente obrigatório no Curriculum do Curso de Formação de Condutores (CFC), que é um requisito para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A direção defensiva instrui sobre como dirigir com cautela e antecipar situações de risco para prevenir acidentes. Contudo, é possível que você tenha esquecido alguns dos conceitos aprendidos durante as aulas de direção defensiva. Quando em dúvida, é sempre uma boa ideia revisá-los!

A direção defensiva instrui sobre como dirigir com cautela e antecipar situações de risco para prevenir acidentes.

Dicas para motoristas

Separamos algumas dicas importantes de segurança no trânsito para motoristas:

Respeite as leis de trânsito: siga todas as regras e regulamentos de trânsito, incluindo limites de velocidade, sinais de trânsito e semáforos.

Use o cinto de segurança: sempre use o cinto de segurança e garanta que todos os passageiros também estejam usando.

Não use o celular: evite usar o celular enquanto dirige. Isso pode causar distração e aumentar o risco de acidentes.

Mantenha uma distância segura: mantenha uma distância segura do veículo à frente para ter tempo de reagir a paradas bruscas.

Esteja atento: mantenha os olhos na estrada, evitando distrações internas ou externas, e esteja atento ao que está acontecendo ao seu redor.

Evite dirigir cansado: se estiver se sentindo cansado, faça uma pausa. A fadiga afeta sua capacidade de reagir rapidamente.

Respeite os pedestres: dê a preferência aos pedestres nas faixas de pedestres e esteja atento a áreas escolares e cruzamentos.

O motorista (https://tl.trimble.com/materiais/ebook-monitorar-comportamento-dos-motoristas/) tem papel fundamental na direção, pois está sob efeito de elementos internos e externos como a saúde física, maturidade de discernimento, via e meio ambiente, análise de informações, tomadas de decisões, entre outros. 

Por isso, ele deve estar constantemente instruído e preparado para conduzir da melhor forma possível, sabendo como evitar e agir diante de fatores de riscos que aumentem a probabilidade de acidentes. Para saber mais sobre comportamentos de riscos, acesse o e-book gratuito da Trimble.

E-book: Riscos comportamentais que causam acidentes de trânsito

90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. A prevenção depende de você! Aprenda quais são os principais riscos e como evitá-los.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Dicas para passageiros

    A segurança no trânsito não depende apenas do motorista, mas também dos passageiros a bordo. Por isso, confira as dicas a seguir:

    Use sempre o cinto de segurança: certifique-se de que o cinto de segurança está corretamente colocado antes do veículo começar a se mover. Isso é fundamental para sua segurança em caso de acidente ou parada brusca.

    Evite distrações: não distraia o motorista com conversas excessivas, dispositivos eletrônicos ou outras atividades que possam comprometer a atenção do condutor.

    Mantenha as mãos e braços dentro do veículo: evite estender mãos, braços ou objetos para fora do carro, pois isso pode ser perigoso, especialmente em movimento.

    Mantenha objetos no lugar: guarde todos os objetos soltos de forma segura para que eles não se tornem projéteis em caso de frenagem brusca ou colisão.

    Dicas para pedestres e ciclistas

    Tanto pedestres quanto ciclistas devem sempre estar atentos ao tráfego e adotar práticas de segurança para evitar acidentes e garantir sua própria segurança. Por isso, separamos algumas dicas importantes:

    Use as faixas de pedestres: sempre use as faixas de pedestres para atravessar a rua e aguarde até que o tráfego pare completamente.

    Olhe para ambos os lados: antes de atravessar a rua, olhe para ambos os lados para garantir que não haja veículos se aproximando.

    Caminhe nas calçadas: sempre que possível, caminhe nas calçadas e fora da estrada. Se não houver calçada, caminhe na beira da pista, enfrentando o tráfego.

    Use o capacete: sempre use um capacete de bicicleta para proteger a cabeça em caso de quedas.

    Ciclista, ande no mesmo sentido do tráfego: sempre ande no mesmo sentido do tráfego para que os motoristas possam ver você claramente.

    Mantenha uma distância segura: mantenha uma distância segura dos veículos e evite andar entre eles.

    Use equipamento de proteção: além do capacete, considere usar equipamentos como joelheiras e cotoveleiras para proteger-se em caso de queda.

    Principais leis de segurança no trânsito

    Inicialmente, as regulamentações de tráfego podem parecer meros procedimentos burocráticos que os cidadãos brasileiros devem seguir. Contudo, sua relevância transcende essa percepção, uma vez que têm como objetivo primordial promover maior segurança para os pedestres, ciclistas e condutores que compartilham as vias do país. 

    Essas normativas também servem como ferramentas para os agentes de trânsito, sejam eles funcionários públicos ou policiais, a fim de supervisionar o fluxo de veículos no país. Quando sua observância é negligenciada, cabe a esses profissionais a responsabilidade de assegurar o cumprimento através de diversos meios, incluindo a aplicação de multas.

    Portanto, o conhecimento acerca dessas leis é de suma importância, principalmente para sua conformidade, a qual visa proteger não apenas a sua vida, mas também a de seus concidadãos.

    As principais leis que garantem a segurança no trânsito são:

    Conclusão

    A segurança no trânsito é responsabilidade de todos, independentemente do papel desempenhado nesse sistema complexo. Ao adotarmos práticas defensivas e respeitarmos as leis, contribuímos para a redução de acidentes e proteção da vida de pedestres, ciclistas e motoristas. Cuidar da segurança viária é um compromisso coletivo que reflete em um trânsito mais seguro e fluido para todos.

    A Trimble entende bem disso, por isso pensa à frente em soluções que tornam o trânsito mais seguro. De que forma? Reduzindo acidentes nas operações e agindo na mudança de comportamento dos motoristas, tornando-os mais responsáveis atrás do volante. Para saber mais sobre as mudanças que já participamos, conheça nossos cases de sucesso

    Autor

    redacao.massi

    redacao.massi

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário