Direção econômica: o que é, vantagens e como implementar

| Por: redacao.massi

Direção econômica é uma abordagem eficiente ao volante, projetada para otimizar o consumo de combustível. Essa prática envolve o uso consciente de técnicas que não apenas reduzem os custos de operação, mas também promovem uma condução mais sustentável e segura. 

Ao adotar a direção econômica, motoristas podem não apenas economizar recursos financeiros, mas também contribuir para a preservação do meio ambiente e a segurança nas estradas.

A seguir, explicamos como implementar essa estratégia na sua operação. Confira!

O que é a direção econômica?

A direção econômica contempla dois elementos essenciais: a otimização do consumo de combustível e a utilização adequada do veículo para evitar desgastes desnecessários.

Quando uma empresa investe na capacitação de sua equipe de motoristas, levando em consideração esses dois princípios fundamentais, a gestão da frota ocorre de maneira mais responsável e eficiente.

Os benefícios não se limitam apenas à redução dos custos operacionais. A direção econômica também contribui para a minimização do risco de acidentes, a diminuição das emissões de CO² na atmosfera e a promoção de um trânsito mais seguro.

Principais vantagens da direção econômica

Empresas que investem em práticas para promover a condução econômica colhem diversos benefícios. A redução de custos, embora significativa, é apenas um deles. Essa economia permite à empresa direcionar seus recursos estrategicamente, favorecendo o crescimento, oferecimento de benefícios aos colaboradores, entre outras iniciativas.

Além da economia financeira, a condução econômica contribui para o aumento da segurança no trânsito. Isso resulta na prevenção de transtornos, multas, gastos com consertos, franquias de seguros e, principalmente, na promoção de uma rotina mais segura para os motoristas.

Além disso, ela também impacta diretamente na conservação dos veículos. Ao priorizar práticas seguras, ela desempenha um papel crucial na extensão da vida útil da frota. Com veículos bem conservados e menor necessidade de consertos, a eficiência da frota aumenta consideravelmente.

Quer conhecer outras estratégias que podem ser implementadas para reduzir os custos da frota e trazer vantagens para a operação? Confira o e-book da Trimble!

E-book 6 passos para reduzir custos da frota

Como implementar a direção econômica?

A seguir, confira algumas atitudes que podem ser colocadas em prática para praticar uma direção mais eficiente.

Conduzir mantendo o conta-giros na faixa adequada de rotações por minuto (rpm) é uma prática que favorece a economia de combustível.

Atenção ao conta-giros

Conduzir mantendo o conta-giros na faixa adequada de rotações por minuto (rpm) é uma prática que favorece a economia de combustível.

O funcionamento é simples: a marcha lenta é situada na primeira parte do conta-giros, enquanto a zona vermelha, localizada no final, deve ser sempre evitada para evitar danos ao motor. Em alguns veículos, a faixa ideal para otimizar o consumo de combustível é indicada em verde no conta-giros do painel.

Evite excessos de carga

À medida que um veículo demanda mais esforço, o consumo de combustível aumenta, estando diretamente relacionado ao peso. Portanto, é aconselhável evitar o transporte de cargas desnecessárias.

A recomendação é instruir a equipe a manter nos veículos apenas os equipamentos essenciais para as atividades diárias a serem executadas. Além disso, é crucial respeitar o limite de carga permitido.

Utilize a marcha correta

Outra estratégia para uma condução econômica é realizar a troca de marchas de acordo com as orientações do manual do veículo, ou seja, no momento preciso de cada aceleração.

Quando o condutor prolonga as marchas antes de efetuar a troca, ocorre um aumento no consumo de combustível. Além disso, é aconselhável que a troca de marchas no momento apropriado seja combinada com uma aceleração suave.

Mantenha os pneus calibrados

À medida que a pressão dos pneus diminui, o veículo necessitará de mais força para se locomover, resultando em um aumento no consumo de combustível.

Particularmente em frotas de veículos que operam diariamente, é crucial manter uma rotina regular de calibragem dos pneus.

Conte com a tecnologia

A tecnologia, especialmente a telemetria, desempenha um papel crucial na promoção da direção econômica. A telemetria utiliza sensores e dispositivos embarcados nos veículos para coletar dados em tempo real sobre o desempenho e comportamento do motorista. Isso inclui informações como velocidade, aceleração, frenagem e consumo de combustível.

Ao analisar esses dados, as soluções de telemetria podem oferecer insights valiosos para otimizar a condução. Alguns benefícios incluem:

Monitoramento do consumo de combustível: A telemetria permite o rastreamento preciso do consumo de combustível em diferentes situações de condução, identificando padrões que podem indicar práticas ineficientes.

Avaliação do estilo de condução: A análise da telemetria pode identificar padrões de aceleração brusca, frenagem intensa e velocidades elevadas, sugerindo áreas para melhoria no estilo de condução visando a economia de combustível.

Além disso, a telemetria avançada da Trimble traz ferramentas personalizadas para ajudar na gestão, veja só: 

Ranking de condução econômica: Permite analisar a performance de motoristas e veículos de acordo com os indicadores de condução econômica, com base no tempo em desperdício, calculado a partir da soma dos eventos de Banguela, RPM Excessivo e Parado Ligado do motorista ou veículo no período selecionado. 

Boletim diário do motorista: Possibilita analisar a quantidade total de eventos dos motoristas no dia. Além de ser fundamental para reduzir comportamentos de risco, auxilia para aprimorar a condução diária de cada um dos trabalhadores.

Boletim diário do veículo: Com ele é possível visualizar a produtividade dos veículos por dia, analisar o desempenho da frota e identificar ineficiências na operação. A partir disso, é possível corrigir gastos excessivos causados por má condução dos veículos.

Após ver como a tecnologia pode ser uma grande aliada para uma condução mais econômica, chegou a hora de conhecer como escolher um bom fornecedor de tecnologia para a sua operação. A Trimble tem um material exclusivo sobre o assunto, confira abaixo: 

Conclusão

Adoptar uma condução econômica possibilita benefícios ao monitorar a eficácia do veículo, ampliar a disponibilidade operacional da frota e reforçar a segurança nas vias. Para obter dados ainda mais completos e de fácil acesso, a telemetria é fundamental.

Ela fornece dados precisos e em tempo real que, quando utilizados corretamente, podem ser uma ferramenta valiosa para promover uma direção econômica, reduzindo custos operacionais e minimizando o impacto ambiental.

Quer saber mais sobre a telemetria avançada da Trimble? Fale conosco!

Autor

redacao.massi

redacao.massi

Agência de Marketing parceira na produção de conteúdo para Trimble Transportation Latam, equipe especialista em estratégia SEO.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário